Perguntas frequentes

 
   

1) Tenho Título de Especialista. Sou obrigado a participar do processo de certificação profissional? 


Para todos os especialistas que obtiveram Títulos ou Certificados a adesão ao processo é opcional.


2) Meu Título de Especialista ainda não está registrado no Conselho Regional de Medicina. Sou obrigado a participar do processo de certificação profissional? 


A adesão ao processo é opcional para todos os portadores de Títulos de Especialista ou Certificados de Área de Atuação, mesmo que o registro desses documentos nos Conselhos Regionais de Medicina seja efetuado após a sua emissão.


3) O médico especialista precisa se cadastrar no site da CNA? 


Sim. Ao enviar seus dados cadastrais à CNA, o médico participante terá um login e senha para acompanhar seus pontos. Este serviço ainda não está disponível, mas em breve a Comissão Nacional de Acreditação divulgará a pontuação de cada médico. O login e senha podem ser usados também caso seja necessário alterar informações de seu cadastro. È importante que você se cadastre apenas uma vez, evitando erros na soma de seus pontos.


4) Para solicitar o credenciamento de uma atividade, preciso de outro cadastro?


O médico que efetuar o cadastro de participação e quiser também solicitar o credenciamento de uma atividade, sendo responsável pela organização desta, deverá ter um cadastro específico para a submissão de evento, com login e senha diferentes daqueles utilizados para acompanhar seus pontos como especialista. A CNA teve que fazer esta separação pois são duas funções distintas dentro do processo - participante e organizador de eventos.


5) Reuniões semanais de serviço (discussão de casos) da minha especialidade valem para pontuação? 


Estas reuniões não estão previstas na normativa. Portanto, não pontuarão para o Certificado de Atualização Profissional.


6) Para onde devo enviar comprovação de mestrado ou artigos científicos? 


Os documentos que comprovem a conclusão de mestrado, doutorado ou livre-docência ou outros devem ser inseridos em formulário próprio diretamente no site da CNA (aba médicos/inserir atividades científicas) para a devida avaliação e pontuação.

7) Devem ser cadastrados separadamente todos os eventos que ocorrerão dentro de um congresso nacional?

 
Não. Somente o congresso deverá ser cadastrado, apenas uma vez. Se aprovado, a pontuação concedida será referente à programação do congresso como um todo.